A produção de conteúdo é a arte de criar materiais que capturam a atenção e influenciam as pessoas, seja para apresentar ideias, produtos ou soluções. O objetivo é descomplicar a compreensão do leitor, ajudando-o a superar desafios pessoais ou profissionais. Essa prática permite que você conecte seu conhecimento especializado aos usuários das plataformas digitais, tornando a produção de conteúdo uma estratégia de marketing essencial. À medida que o público começa a se conectar com você como um solucionador de problemas em potencial, a taxa de conversão aumenta. De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore em parceria com o IAB Brasil, 88% dos brasileiros afirmam que a Internet é a mídia mais importante para obter informações.
Por que a persona é tão importante? Persona é a representação do público ideal de uma empresa. Essa representação orientará a produção de conteúdo, permitindo que você se concentre nas características, histórias, sonhos, objetivos e desafios do indivíduo. Depois de entender esses aspectos, é hora de alinhar seu discurso e encontrar maneiras de encantá-lo.
Inclua dados de mercado em sua estratégia. Produzir conteúdo com inserções de dados de mercado, estatísticas e estudos de organizações conceituadas fortalece o posicionamento do seu conteúdo. Isso evidencia os efeitos da globalização e cria uma conexão entre seu produto, persona e informações relevantes. Essas práticas garantem a sustentação e reforçam a preocupação em escala nacional ou mundial sobre o tema abordado, tornando-se um aliado importante na construção da marca e autoridade.
Escolha o momento certo para cada tipo de conteúdo - Funil de vendas. O funil de vendas é uma maneira de classificar as etapas que um indivíduo percorre até tomar a decisão de compra. Veja abaixo:
Topo de funil - Aprendizagem: Nessa etapa, o leitor está buscando aprender sobre um determinado assunto ou superar uma dificuldade. O papel do fornecedor é oferecer a melhor experiência possível, fornecendo informações esclarecedoras. Os formatos ideais para essa ocasião são eBooks, infográficos e conteúdos ricos.
Meio de funil - Reconhecimento de problema e consideração de solução: Agora que o leitor entendeu a "dor", é hora de apresentar soluções. Nessa etapa, você pode incluir técnicas e dicas que ajudem a impulsionar o próximo passo.
Fundo de funil - Decisão de compra: Lembra quando falamos sobre a importância da produção de conteúdo para construir autoridade? Pois bem, quando você segue esses passos, a relação entre empresa e persona já está bem estabelecida, baseada em confiança e fluidez. Agora é hora de avançar com o time comercial e prosperar.
A produção de conteúdo alinhada ao SEO desempenha um papel fundamental nesse processo. Portanto, certifique-se de adotar um tom casual em seus resultados para atrair e engajar seu público de maneira eficaz.